Reformulação de fim de ano
Passei duas semanas sem agraciar os leitores e ouvintes da SLZ digital com a coluna que escrevo semanalmente, principalmente sobre cultura. Esse sumiço providencial se deu por conta de uma viagem repentina com minha noiva – como diz o ditado “quem casa quer casa” -, justamente para o que mais se faz culturalmente em nosso país nessa época: reforma de casa.
Sempre que chega o final do ano, chega também uma mistura de reflexões sobre o que passou e de esperança pelo que está por vir. É o período em que repensamos nossas conquistas e nos enchemos de inspiração para um novo começo. Mas, além dos planos e promessas para o próximo ano, surge também o desejo de renovar o espaço que habitamos, de começar o novo ano em um ambiente transformado.
Muitas pessoas decidem reformar suas casas no fim do ano como que fosse algo realmente cultural de nosso povo. As festas que acompanham esse período trazem com elas as visitas. Traz também o desejo de ter uma casa bonita e confortável para recebê-las.
As pessoas querem deixar suas casas apresentáveis para a família e seus convidados, claro, mas também traz implícita nessa reforma a sensação de um espaço renovado, harmonioso, repleto de móveis e acessórios modernos e que combine com a personalidade da sua família, trazendo mais conforto e satisfação.
Toda a possibilidade de felicidade está em nossas mãos, basta ter coragem e determinação para transformar momentos difíceis em grandes desafios, buscando na solidariedade em passo para dias melhores. Dias melhores estes que vêm recheados de reformulações não só no concreto de seu lar, mas na resiliência de sua capacidade de entender que planos e reformas sempre vamos fazer, mas que somente Deus que pode ratificar esses projetos de vida. E se você acreditar, Ele estará sempre lhe mostrando o caminho para a sua reforma e planos de sua vida.
Toda nova etapa deve ser comemorada. Que este ano chegue primeiramente com muita saúde e coragem, pois assim já temos suficiente para conseguirmos todo o resto.
Aproveitando esse momento sublime, irei fazer mais um recesso, dessa vez, o de praxe - uma pausa para as festas desse período, e volto com esta coluna no começo de janeiro já totalmente renovado. Desejo boas festas a todos, e que a luz que guia o mundo, possa também clarear os nossos sonhos e reformas.