Offline
COLECIONANDO HISTÓRIAS E MEMÓRIAS (por Wellington Miranda)
Entretenimento
Publicado em 22/11/2024

Colecionando histórias e memórias

 

O ato de colecionar é uma prática profundamente humana, remontando a tempos antigos até os dias atuais. E, por conta do Dia do Colecionador, comemorado no último dia 18, me veio essa vontade de expressar em poucas palavras essa prática tão antiga e diversificada. 

A data foi criada para homenagear o colecionismo, um dos hobby mais antigos da humanidade.  Uma prática que convida as pessoas para escolherem seus itens favoritos e criarem um acervo pessoal que será cuidado e ovacionado como uma verdadeira relíquia. 

Teve um tempo em que eu colecionava revistas VIP e SET (cinema e vídeo), em uma época das assinaturas impressas, recebendo os exemplares mensalmente em nossa residência.  Fui obrigado a parar, justamente por conta da tecnologia que digitalizou até nossa vontade de colecionar. Meu irmão, também, por exemplo, coleciona exemplares de revistas em quadrinhos, mas parou também por conta dessa digitalização. 

Faço esse desabafo com vocês porque um colecionador é alguém que se dedica a reunir e preservar objetos de determinado tema, seja por hobby, paixão ou interesse pessoal. Tem que haver dedicação ao extremo no que você se propõe a colecionar seja o que for - moedas, selos, revistas, carros antigos, e por aí vai. 

O colecionador é alguém que atribui valor, significado e interesse pessoal a objetos específicos e até mesmo conceitos abstratos.  Há por trás de tudo isso, uma paixão com interesse intelectual, ou até um investimento que possa dar um retorno financeiro com valorização desses itens com o passar dos tempos. 

Para certos colecionadores, existe também a preservação da cultura, ajudando a manter viva a história e a tradição através desses objetos que estão sendo preservados. 

Apesar dos desafios inerentes a essa prática, o ato de colecionar continua sendo uma atividade valorizada e enriquecedora para muitos em todo o mundo, proporcionando habilidade de organização, senso de cuidado, interação e socialização com curiosos e outros colecionadores.

Parabéns aos colecionadores de plantão, aos que dedicam tempo e esforço para reunir e preservar itens que contam histórias e memórias, e que suas coleções continuem a crescer, inspirando futuras gerações a valorizar e preservar a cultura da humanidade.  

Comentários
Comentário enviado com sucesso!