Offline
STALKEANDO VOCÊ (por Wellington Miranda)
Entretenimento
Publicado em 14/11/2024

Stalkeando Você

 

Gosto muito de falar para vocês leitores sobre o que estou lendo no momento. Você (You), de Caroline Kepnes, é a bola da vez. Talvez seja desconhecido para você em um primeiro momento. Mas, com certeza, já deve ter visto ou ouvido falar da série de maior sucesso da Netflix.

Você, conta a história de Guinevere Beck, uma aspirante a escritora, que vê sua vida mudar completamente ao entrar em uma livraria no East Village, onde conhece o charmoso e enigmático gerente, Joe Goldberg. Assim que a conhece, Joe tem certeza de que ela é a garota dos seus sonhos, e fará de tudo para conquistá-la – usando a as redes sociais na internet para descobrir tudo sobre Beck.

É colocado de maneira clara, como é possível descobrir grande parte do passado e detalhes pessoais de qualquer pessoa, apenas com uma breve análise de suas fotos e publicações. É uma narrativa que alerta para os riscos da exposição virtual, mostrando como um stalker, traduzido como “perseguidor”, pode descobrir informações sobre sua vítima apenas com um simples toque no celular. 

Como coloquei logo acima, You se baseia no romance homônimo de Caroline Kepnes, lançado em 2014, aqui no Brasil. Uma série de suspense psicológico que se tornou um fenômeno global e um enorme sucesso de crítica, além de umas das adaptações mais bem sucedidas da plataforma de streaming. 

Particularmente, gostei da primeira e segunda temporada. Com enredo bem elaborado e com bons atores, em muitos momentos ficamos do lado do protagonista assassino, em outros condenamos suas atrocidades, porém nas duas temporadas seguintes, deixa a desejar. 

E falando sobre o livro, é normal que uma adaptação difere um pouco do conteúdo da escrita. O livro é ainda mais intenso que a série, se tornando uma boa recomendação para quem gosta de uma leitura com muito suspense e drama. 

Importante ressaltar é a mensagem sublimar que está por trás disso tudo. A quantidade de fotos e vídeos que hoje são reproduzidos – com as praticidades das câmeras nos smartphones – em momentos mais descontraídos, como em festas particulares ou não, expõem estes registros a ser utilizados para uma extorsão ou para destruir uma reputação. 

Apesar disso, a exposição virtual, que já em bem gigantesca, cresce cada vez mais, tornando um caminho fácil para um stalker qualquer. 

Carismático e muito envolvente, Joe é um stalker que não mede consequências para “conquistar” a sua obsessão do momento. E temos muitos “Joe’s” por aí e o importante é ficarmos alertas a certas atitudes que podem parecer “faço tudo por você” ou qualquer algo do tipo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!