Offline
O ANTISSEMITISMO SEMPRE ESTEVE PRESENTE (por Wellington Miranda)
Entretenimento
Publicado em 25/09/2024

O antissemitismo sempre esteve presente

 

Recentemente assistindo ao programa de entrevistas apresentado por Pedro Bial na TV Globo, um assunto me chamou atenção – a história inacabada e interessante do povo judeu. 

E é um tema que sempre pesquiso com muita curiosidade, já que a história em si conta meio que fragmentada, dificultando um pouco o entendimento real. E Pedro Bial apresenta essas entrevistas sobre o tema, depois de visitar recentemente os campos de concentração de Varsóvia, capital da Polônia.

Tive que, claro, me aprofundar mais nas pesquisas sobre esse tema do antissemitismo, que tanto norteia a humanidade e que às vezes fica uma lacuna deixando muito vago o que realmente acontece com essa discriminação sobre esse povo tão secular. Esse antissemitismo é o preconceito, discriminação ou ódio direcionado contra judeus. Surgiu historicamente há milênios, com registros de perseguições e hostilidades documentadas desde a antiguidade. No século XX, atingiu seu ponto mais extremo com o surgimento do nazismo na Alemanha, que culminou no Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial, quando seis milhões de judeus foram sistematicamente exterminados pelos nazistas. 

Pelo que eu pude ver, os judeus são um povo que se originou há milhares de anos no Oriente Médio e que também podem ser chamados de hebreus ou israelitas. Segundo as escrituras, são descentes do patriarca Abraão e após a Diáspora Judaica, os judeus passaram a viver em diversos países no mundo. 

Como pode até hoje haver esse ódio tão exacerbado?

A resposta ninguém tem. Embora os historiadores tentem justificar, por eles serem frequentemente vistos como “diferentes” devido às suas práticas religiosas, culturais e econômicas distintas, o que os tornou alvo de preconceito e descriminação. Além disso, fatores como inveja econômica, rivalidades políticas e teorias da conspiração também contribuíram para a disseminação do antissemitismo. Sem falar que, segundo as escrituras, foi o povo que entregou Jesus para ser crucificado na cruz.

Embora toda essa celeuma de perseguições, os judeus acreditam que foram escolhidos por Deus para serem seu povo especial, e que têm uma responsabilidade única na preservação e propagação dos ensinamentos divinos. 

Se formos analisar a etimologia do antissemitismo, chegamos à conclusão de que ele existe periodicamente em nossas vidas. Guardadas as devidas proporções, ele se apresenta nos preconceitos raciais, nas mazelas da sociedade que não consegue viver dignamente, nas guerras de poderes onde só a política aloja esses guerreiros que se acham donos da verdade absoluta. Enfim, estamos sempre vivendo essa perseguição aos menos favorecidos e os mais necessitados. 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!