Silvio Santos vem aí...
Neste mês perdemos um dos maiores comunicadores da TV brasileira, quiçá, mundial. Qual brasileiro nunca ouviu falar de Silvio Santos? Um dos rostos mais conhecidos do país, um carismático apresentador que de tão popular já esteve inclusive prestes a se candidatar à presidência da república com seu nome liderando as pesquisas de intenção de voto.
Silvio Santos foi um empresário a apresentador carioca, que teve seu primeiro trabalho como camelô – vendendo capas de plástico para documento nas eleições de 1946, aos 16 anos. Sua desenvoltura com a comunicação foi utilizada para chamar a atenção das pessoas nas ruas. Ele também utilizava moedas e baralhos como estratégia na intenção de conquistar clientes. Diante disso, participou de um concurso para locutores na Radio Guanabara, do qual foi vencedor, disputando com cerca de trezentos candidatos.
Seu Programa Silvio Santos em exibição desde 1961 em seu canal, o SBT, é considerado o programa de televisão mais duradouro do mundo. Ganhou destaque nacional com programas tais como o Qual é a Música, Porta da Esperança, Em Nome do Amor, e Domingo no Parque, este último me remetendo à minha infância maravilhosa onde ansiava logo cedo nas manhãs de domingo para ficar colado à TV me divertindo com as brincadeiras e os brinquedos da marca Estrela presenteados às crianças participantes do programa. Era nítido o brilho no olhar de várias crianças, inclusive no meu, ao imaginar recebendo um brinquedo daqueles.
Silvio Santos, mais do que um ícone da TV, foi uma figura inspiradora, lembrada pelo humor e visão empreendedora. Por trás do sorriso que alegrava os domingos de milhões de brasileiros está um dos mais talentosos empreendedores da história do país, que soube como poucos, explorar o potencial da economia popular e dos meios de comunicação de massa para criar um império empresarial que vai muito além de um canal de televisão.
Filhos de dois imigrantes judeus nascidos no antigo Império Otomano – seu pai, Alberto, era de uma região que hoje pertence à Grécia, enquanto sua mãe, Rebeca, era de uma cidade que atualmente fica na Turquia -, o Senhor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, nos deixou no último dia 17, aos 93 anos, deixando também uma lacuna nos meios de comunicação e abrindo espaço no céu, onde provavelmente já está com seu show de calouros montado na presença de muitos outros comunicadores que se foram, e fazendo a velha pergunta: qual é a música, maestro, com uma nota apenas?.