Sempre tive aspirações em conhecer outras culturas principalmente no que diz respeito ao velho continente. A Europa é berço da civilização e é também onde se pode apreciar os mais belos monumentos deixados ao longo de nossa história.
E Portugal está sim entre essas aspirações. Conhecer a boa terrinha é edificar nossos momentos de prazer e sentimentos que afloram além da imaginação.
Portugal é um país da Europa Ocidental, localizado na península Ibérica, situada nas margens do oceano Atlântico. E a cultura de Portugal é uma das mais tradicionais do continente europeu, marcado por um conjunto de influências, que vão desde os povos romanos até os árabes. Ao instaurar grandes possessões em todo o mundo – por ser pioneiro nas grandes navegações -, os portugueses influenciaram diretamente a cultura de vários países, inclusive a nossa.
Seu clima temperado e relevo variando de montanhoso a terrenos suaves, é que inspira o personagem central de meu primeiro livro – ambientado nos Lençóis Maranhenses, mas oriundo da cidade portuguesa Vila Viçosa, berço da poetisa Florbela Espanca. O mesmo está em fase de finalização.
A República Portuguesa colonizou o Brasil, e nós guardamos grandes influências culturais portuguesas, principalmente a língua. Neste país que tem as fronteiras mais antigas da Europa, encontra-se uma grande diversidade de paisagens com um patrimônio cultural único, onde a tradição e a contemporaneidade se conjugam em harmonia. Isso sem dar muito destaque à gastronomia, aos bons vinhos e azeites, e a simpatia dos portugueses que completam uma oferta de serviços turísticos de qualidade, seja por um fim de semana ou para umas férias mais prolongadas.
Isso tudo posto através de relatos de amigos que já estiveram nessa terra embriagada de cultura, e que destacam a simplicidade de um povo acolhedor e bem próximo do nosso povo brasileiro.
Pretendo dentro dessas minhas aspirações conhecer esse país dessa grande cantora Mariza, da qual sou fã e que vez por outra deixo rolar dentro do carro os fados melancólicos, ou melhor, essa valsa afinada que nos faz viajar em pensamentos culturais. Quem sabe, no próximo ano fazendo lançamento desse meu livro e intercalando o frio e o quente, e o agridoce que une os Lençóis Maranhenses em Barreirinhas, e a belíssima Portugal do velho continente. Pois, pois, é assim mesmo como dizes “com certeza”.