Offline
PATRIMÔNIO NOSSO (por Wellington Miranda)
Entretenimento
Publicado em 31/07/2024

Patrimônio nosso

 

Fico muito à vontade para falar sobre os Lençóis Maranhenses na cidade de Barreirinhas. Além de ter residência lá, estou em um projeto pessoal de escrever um livro, um romance baseado nesse paraíso natural que tanto nos envaidece. 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura, contemplação da natureza e inspiração, que é o meu caso. Caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol de lugares privilegiados são experiências singulares que você levará para o resto da vida. E recentemente esse paraíso natural foi condecorado com mais um reconhecimento: o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido no último dia 26 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Esse parque foi criado com a finalidade precípua de proteger a flora, a fauna e as belezas naturais, existentes no local. Inserido no bioma costeiro marinho, o parque é um expoente dos ecossistemas de mangue, restinga e dunas, associando ventos fortes e chuvas regulares.

O engraçado é que o nome Lençóis Maranhenses foi inspirado justamente porque a região se assemelha a um lençol desarrumado visto de cima, com dunas representando as ondulações e as depressões entre elas formando vales que se enchem de água na estação das chuvas. Imagine quanta inspiração podemos ter ao tentar descrever essa maravilha deitado literalmente entre lençóis. 

Para pretensos escritores como eu, serve de combustível para que se possa inflamar tantas histórias e lendas criadas em torno desse local. É aí que entra a palavra “nosso”. Sim, “nosso patrimônio”, que devemos preservar com toda ganância que temos ao atacar um prato de comida após horas de fome. 

Essas sinuosas cadeias de dunas intercaladas por lagos temporários deslumbram turistas e intrigam cada vez mais pesquisadores. Afinal, como a areia, o vento e a água das chuvas vêm moldando continuamente essa paisagem por vários séculos?

Diferentemente de outros desertos, os Lençóis recebem relativamente muita água, que é absorvida rapidamente pela areia, elevando o lençol freático acima do chão e enchendo as lagoas temporárias entre as cadeias de dunas – cenário perfeito para tramas ficcionais de filmes e séries. 

Com mais esse reconhecimento, o turismo se fortalecerá ainda mais, e cabe a todos nós cuidar dessa preservação ambiental cada um fazendo sua parte para manter essa beleza natural sempre viva. Esse raro fenômeno geológico realmente assemelha-se a um deserto, mas as águas pluviais formando as lagoas nos mostra o quanto a natureza equilibra nosso habitat sem nos cobrar nada, somente o nosso cuidado e proteção.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!