Offline
BELEZA OCULTA (por Wellington Miranda)
Entretenimento
Publicado em 24/07/2024

Beleza oculta

 

Tem um filme que já vi umas duas vezes e que aborda um tema que sempre me fascina: algo que a gente não vê, mas sente.  Trata-se do filme Beleza Oculta, e que conta a história de Howard, personagem interpretado por Will Smith, que entra em depressão após a morte de sua filha. Por conta disso, ele acaba se afastando do trabalho e dos amigos e não vê mais sentido na vida.

Beleza oculta por definição é tudo aquilo que nossos olhos não veem, mas podemos sentir. Primeiro você faz a experiência do sentir e depois concebe pensamentos racionais, oferecendo assim a oportunidade para que sua consciência tenha condições de ajudá-lo na tomada de decisão. 

Essa experiência é aprofundada em cima das bases do tempo, amor e morte. O tempo nos faz ter o controle da dimensão do dia, sendo regidos por compromissos e regras. Ele, além de ser perecível ao extremo, é completamente controlável; o amor, é mais difícil de se provar tangencialmente, já que amar é sentir, amar é ver com o coração; e a morte é aquela certeza única que temos. Ela é o destino final de todos os seres que têm vida. 

A escassez do tempo e a sua impossibilidade de controle nos coloca diante de um enorme dilema. Ou vivemos o amor do presente intensamente, ou a morte pode nos bater à porta.

Sentir a beleza oculta é parar de ver com os olhos e deixar o coração ser o dono da razão. Uma vida que vale a pena é uma vida onde os intangíveis têm mais lugar do que os bens que ocupam espaço. Ou seja, tenha mais histórias para contar do que coisas para mostrar. Seja mais lembrado pelas marcas de amor que viveu do que as de dor que deixou.

Em relação ao filme, percebemos uma mensagem mostrando que a vida é preciosa e deve ser aproveitada ao máximo, pois a morte pode chegar a qualquer momento e é necessário valorizar aqueles que amamos. Howard cedeu aos sentimentos de frustração, angústia, apatia e ficou totalmente descrente de sua fé em Deus.  Mas, após o período de longos dois anos, com ajuda dos amigos, percebeu o quanto é importante ter uma rede de apoio com pessoas que possam ajudar e interferir positivamente para que o indivíduo se movimente em prol da vida. Howard acreditou neles, saiu da apatia, pôs para fora suas emoções e ouviu o que a morte, o amor e o tempo tinham a dizer.

Lembrem-se que ninguém está totalmente sozinho, pode-se buscar ajuda com familiares, amigos e que a fé, que não é tangível, está sempre ali pronta para ser readquirida. Ocultar significa esconder. Então, não esconda o que mais existe de bonito dentro de você e sempre espere o tempo Dele. 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!