Mês junino
O mês de junho chega e com ele as festividades populares espalhadas pelo Brasil. Essa festa junina é essencialmente católica em que celebra Santo Antônio, São João e São Pedro, que são comemoradas nos dias 13, 24 e 29, respectivamente. É uma adaptação das festividades europeias que ocorrem durante o solstício de verão no hemisfério norte (fenômeno astronômico que marca o início do verão e que também representa o dia mais longo do ano), que também acontece nesse mesmo período.
O que pude pesquisar é que quando os portugueses colonizaram o Brasil, eles trouxeram consigo as tradições dessas festas populares. É uma tradicional festividade popular que acontece todo o mês de junho e que em algumas cidades, como aqui em São Luís, se arrasta até o mês subsequente.
Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre.
Esses festejos juninos enfatizam diferentes culturas, mostrando a diversidade do país, além de rememorarem trajetórias históricas e sociais de cada região brasileira.
Ao longo do tempo, as festas populares em homenagem a esses santos foram se mesclando com as tradições culturais dos povos indígenas e africanos, formando a festa junina essencialmente brasileira.
Aqui no nosso estado, essa festa junina é muito aguardada pela população por agregar valores culturais e empregabilidade aos participantes das atrações dançantes que se apresentam. Danças típicas, comidas deliciosas e muito colorido faz com que essa tradição se torne uma mistura única de influências culturais, refletindo a diversidade étnica do povo maranhense. Nos festejos, além das apresentações dos grupos de Bumba meu boi, há outras danças da cultura popular além de shows locais e nacionais. Nos arraias maranhenses, os brincantes dançam e cantam a história daquele ritmo interagindo com público que prestigia e que, geralmente, é convidado a participar no final da apresentação.
Outra tradição importante é a fogueira, que simboliza a chegada do solstício de inverno. As fogueiras são acesas nas praças e nas frentes das casas, e as pessoas se reúnem ao seu redor para dançar, cantar e celebrar esse momento.
Além disso, a festa junina é uma oportunidade para a valorização da cultura popular brasileira. Ela resgata tradições folclóricas e promove a preservação e divulgação das manifestações artísticas regionais. Essa riqueza cultural e a atmosfera festiva da festa junina encontram visitantes, que têm a oportunidade de vivenciar de perto essa tradição brasileira única. Ela representa a identidade e a diversidade cultural do povo brasileiro, reforçando os laços de comunidade, resgatando tradições ancestrais e promovendo a alegria e o convívio social.
Portanto, estejamos cientes que quando vivenciamos esse momento, estamos testemunhando uma tradição com séculos de história, permeada de significados e simbolismos. Que essas fogueiras continuem a iluminar as noites de junho, aquecendo os corações com alegria em torno de suas tradições.