CINEMA E ARTE
O cinema é um dos entretenimentos mais apreciados do mundo. E a história da arte é contada nas telonas há muitos anos, a fim de discutir, debater e enaltecer questões relevantes que ajudem a compreendê-la. Entre narrativas sobre artistas, obras, movimentos, períodos e contextos que visam dar amplitude sobre o assunto, o cinema acaba sendo uma senha de aproximação junto a um público ainda carente de tanta sensibilidade.
Além de ser um entretenimento o cinema é uma obra de arte. E quando retrata momentos históricos da arte, passa a ser muito além de um simples entretenimento. Passa a ser devidamente didático e prestativo ao falar de nomes de artistas consagrados na pintura, mas tendo sua história pouco conhecida do grande público.
Diferentemente dos filmes hollywoodianos, os filmes de arte visam aproximar o ser humano da beleza, imprimindo nas telas o que muitos querem expressar. E o artista, utilizando a razão, cria algo que pode ser entendida como a inclinação criadora do homem - a tentativa de representar o que sente, como vê a realidade e conceitos que não conseguem exprimir em simples palavras.
Ao assistir um filme que fale sobre arte, é possível refletir acerca da mensagem que o diretor deseja passar, ou aquilo que ele visa representar com a sua produção.
Filme de arte é um termo que se refere às produções cinematográficas tipicamente independentes e voltadas a um nicho de mercado em oposição a obras de caráter hollywoodiano, que são direcionadas ao grande público de mercado. O filme de arte é pretendido ser um trabalho sério, artístico, muitas vezes experimental deixando o lado comercial em segundo plano.
O estudo da arte deveria ser obrigatório nas escolas como diretrizes curriculares desde o ensino fundamental. As artes são importantes como forma de expressão de sentimentos culturais, e pode ser demonstrada por meio de diversas técnicas: artes plásticas, arquitetura, música, dança, pintura, tetro, cinema entre ouros. Como não há essa cessibilidade real, o cinema serve de extensão a esse contexto tão peculiar.
Os filmes de arte destacam passagens artísticas, relacionamentos, movimentos políticos, dimensionando historicamente as produções artísticas, e aproximando o ser humano cada vez mais com esse assunto. Abre discussões, debates sobre o que é realmente a arte, se é uma simples questão de gosto subjetivo ou não. Faz com que o artista tenha a sua obra mais aproximada da grande massa – aquela que não consegue ter acesso a obras importantes e famosas.