Offline
INSPIRAÇÕES MUSICAIS (por Wellington Miranda)
Entretenimento
Publicado em 07/12/2023

Inspirações musicais

 

Escrevi em uma outra oportunidade sobre a poesia que virou canção - música inspirada e produzida tendo como referência a poesia. Não é novidade para ninguém que a literatura empresta as suas ideias para as outras artes. Com a música não é diferente. Há muitas delas que fazem referências aos livros, às vezes uma simples frase do livro ou a história completa inspiram os artistas da música.

Hoje, tudo é referência, e muitas das canções que amamos foram inspiradas em livros. E obras literárias, além de músicas, também inspiraram filmes consagrados. É o poder da palavra que é tão forte que pode influenciar até mesmo a criação de uma melodia.

Você coloca o fone e sai por aí ouvindo a sua música preferida, e às vezes nem para pra pensar como ela foi escrita ou qual o processo de criação que o músico utilizou para escrevê-la. E Os livros podem influenciar diretamente a música, seja em termos de letras, temas ou sonoridades. Quando as artes se conectam, o resultado é sempre grandioso. É quando a música é baseada na magia dos livros, o resultado pode ser ainda mais fantástico.

Existem uma série de canções inspiradas em obras literárias. “Monte Castelo”, da banda Legião Urbana, por exemplo, foi inspirada em Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, “O amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer”. A epopeia de Camões é uma obra épica que inspirou Renato Russo a escrever a letra dessa linda melodia. O líder da banda trouxe alguns recortes dos sonetos do livro na letra, que também tem referências da Bíblia Sagrada.

A música, assim como a literatura, possui origens remotas que vem desenvolvendo-se desde a pré-história, ganhando texturas, sentimentos e emoções. Todas as formas de arte, sejam a música, a literatura ou a pintura são constituídas por um misto de técnicas e inspiração que dão forma a suas obras. A literatura inspira a música, tal como a música inspira a literatura, dentro de um apanhado de referências artísticas estas produções marcam momentos históricos e passos importantes de nossos momentos.

A arte nos proporciona uma perspectiva diferente da realidade, através do poder da observação, de análise e crítica. Suas diversas funções denunciam acontecimentos, proporcionam uma autodescoberta, e contribuem na melhor compreensão de nossa identidade cultural.

“Amor I Love You”, da cantora Marisa Monte, foi escrita por Carlinhos Brown e contém uma passagem famosa do livro “O Primo Basílio”, de Eça de Queiróz, recitada por Arnaldo Antunes: “Tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho rápido...”

Outra canção, “Caçador de Mim”, de Milton Nascimento, também é uma obra musical inspirada em uma obra literária, no livro O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger – o famoso “livro de cabeceira” dos seriais killers.

Vários artistas são influenciados em suas carreiras por diversos livros, criando álbuns conceituais baseados em obras literárias, e a literatura continua sendo uma fonte de inspiração para essas composições. O romancista e poeta francês Victor Hugo escreveu que “a música exprime aquilo que não pode ser dito e que não pode ficar em silêncio” – viva o barulho da música. 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!