Offline
DEZEMBRO COLORIDO (por Wellington Miranda)
Entretenimento
Publicado em 30/11/2023

Dezembro colorido

 

Dizem que dezembro é o mês mais feliz do ano. Sente-se uma vibração diferente e o mundo parece estar em consonância com este sentimento. Não há outro mês que se compare em termos de positividade. É o décimo segundo e último mês do ano no calendário gregoriano e deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do calendário romano, que começava em março.

Dezembro é amor, é calor, é carinho e afeto onde se percebe desconhecidos sorrindo na rua para você. O mês da reflexão e da sensação que em breve uma nova chance irá surgir.

Dezembro é Natal, é família. É nesta etapa do ano que as festas têm um sabor mais delicioso e os relacionamentos são mais genuínos, inclusive aqueles mais conturbados. Definitivamente, dezembro é o mês do amor, de show às vésperas do Natal de Roberto Carlos, que é sinônimo também de amor. É tempo de agradecer por tudo que passou, e pelo que estar por vir com um ano novo chegando cheio de possibilidades. É tempo de festa, de estar perto de quem se ama, de perdoar pelos erros, de tentar fazer melhor sempre. Dezembro é tempo de celebrar.

É como o fechamento de um livro, um mês que nos faz refletir sobre o que conquistamos e o que desejamos para o próximo ano. Quem agradece também é o comércio. As pessoas rendem-se ao consumismo desenfreado e, obedientes às luzinhas chinesas e aos obesos papais-noéis, inundam as ruas como se estivessem entorpecidas. Essa volátil sensação de euforia que nos arrebata nesta época do ano serve apenas para nos alinear momentaneamente da realidade.

Você certamente já ouviu falar de outubro rosa, o mês da conscientização do câncer de mama nas mulheres. Como complemento, foi criado o novembro azul, com o mesmo objetivo para homens, com o câncer de próstata. Outra data amplamente conhecida é o setembro amarelo, que visa a prevenção ao suicídio. São vários meses temáticos de assuntos relacionados à saúde física e mental, apesar de algumas datas terem mais visibilidade do que outras. É uma maneira criativa e eficiente de chamar atenção para temas difíceis, porém extremamente necessários.

O último mês do ano também tem um tema para chamar de seu, aliás, dois: dezembro laranja, mês de conscientização de pele; e o dezembro vermelho, referência no combate ao HIV/Aids, considerado um período muito importante para reforçar a necessidade de prevenção da infecção e do combate ao vírus causador da imunodeficiência humana, bem como promover ações que impulsionam uma melhor assistência à saúde e a garantia de direitos para todos aqueles infectados por esse microrganismo.

Independentes das cores, dezembro sempre é esperado com esse colorido de expectativas e o que nos resta é aproveitar este último mês do ano com toda intensidade do mundo. Vamos aproveitar e viver com paixão todos esses últimos instantes deste mês que finaliza o ano de 2023 e que ele chegue cheio de calor humano, alegrias, realizações e novas oportunidades.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!