Offline
QUE ILHA BELA, QUE LINDA TELA... (por Wellington Miranda)
Entretenimento
Publicado em 02/11/2023

Que ilha bela, que linda tela...

 

Ernest Hemingway, certa vez escreveu: “o mundo é um bom lugar e vale a pena lutar por ele”. Eu poderia concordar com a primeira parte da frase, já que moro em um lugar belo; quanto a questão da segunda, vai muito além de querer e poder estar disponível para essa luta.

Upaon-Açu é uma ilha brasileira no estado do Maranhão. Faz parte do Arquipélago do Golfão maranhense e é nele que se encontra a capital do estado, a nossa bela São luís. É uma entre as três capitais de estados brasileiros que ficam em uma ilha. Upaon-Açu, que significa também “Ilha Grande”.

São Luís foi fundada em 8 de setembro de 1612 pelos franceses. Em 1614, os portugueses ganharam a batalha de Guaxenduba e expulsaram os fundadores. A partir daí, podemos estabelecer um crescimento arquitetônico e cultural de nossa cidade, o que levou a ser batizada por diversas alcunhas: “Jamaica Brasileira”, ganhou esse título na década de 80, quando o ritmo se popularizou na cidade. “Atenas Brasileira”, por renomados escritores que aqui nasceram e cresceram. “Ilha Magnética”, cantada em versos pelo poeta que justificou o berço do “amor” em nossa capital – “outro dia me disseram que o amor nasceu aqui...”.

Apesar de existirem muitos apelidos que falam da cidade, os seus moradores a chamam simplesmente por “Ilha do Amor”. Com muitos pontos turísticos, rica cultura popular e passeios naturais, e por conta disso, a capital maranhense acabou ficando conhecida pelos seus belos e românticos cenários. Banhada pelas águas da Baia de São Marcos e do Oceano Atlântico, seu nome é uma homenagem ao então rei da França, Luís XIII. São Luís não vive apenas dos famosos azulejos e casarões, mas também do calor que, combinado com a brisa marítima, envolve quilômetros de praias de águas turvas. O centro histórico é considerado também um museu a céu aberto. Foi reconhecido pela Unesco como patrimônio cultural mundial em 1997, e já foram identificados mais de 312 tipos diferentes de ladrilhos e azulejos oriundos principalmente de Portugal, França e Holanda. Possui uma cultura extremamente rica, herdada de diversas matrizes culturais. Estas são oriundas dos povos que compuseram a sua população, como os franceses, portugueses, africanos e indígenas. Muitas das influências podem ser encontradas na sua paisagem urbana, refletidas nas formas e nos edifícios históricos.

Os trabalhados azulejos portugueses são vistos principalmente pela área mais antiga da cidade. Realmente é uma ilha bela, como dizia o poeta, “que linda tela conheci...” e com tanta exaltação por diversos artistas, resolvi também me arriscar com esse soneto e dizer que São Luís é a ilha do amor e do humor, sempre presente nos corações dos nordestinos.

Soneto das Águas

O inverno chegou

Com suas chuvas estonteantes

Arrastou muros e casas

Com suas águas abundantes

 

Não sobrou nada

Nada que contasse a história

Sobrou sim!

O triste frio que se fez agora

 

Oh, chuva não seja leviana

Deixe-me viver, não me deixe de cama

E foi embora

 

Como quem chega já de saída

Lá se vai minha vida

Vai chuva, e não demora

 

Hemingway estava certo, “o mundo é um bom lugar e vale a pena lutar por ele”.

 

 
 
 
 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!